28° C

FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

ESTATUTO DO IDOSO É TEMA DA II SEMANA DA CIDADANIA FUNAPE

Notícias

ESTATUTO DO IDOSO É TEMA DA II SEMANA DA CIDADANIA FUNAPE

  • 23/7/2010
  • 02h00min

No primeiro dia de atividades da II Semana da Cidadania Funape, que tem como tema “Idoso Cidadão. A vida não para”, a Fundação de Aponsentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), durante toda manhã, realizou palestras com o intuito de levantar discussões baseadas nos direitos e deveres das pessoas com mais de 60 anos segundo o Estatuto do Idoso. Uma psicóloga também falou sobre saúde mental e seus déficits. Em seguida todos puderam desfrutar da ginástica laboral, orientada por uma professora de educação física, além de uma apresentação cultural, com o grupo de dança “As Frenéticas”.

A solenidade de abertura foi feita pelo diretor presidente da Fundação, Dácio Rossiter Filho, que destacou a importância da prática do exercício da cidadania na vida de todos, sobretudo a forma como o Estatuto deve ser seguido. “A cidadania leva a gente a ter uma visão social e o Estatuto do Idoso é um avanço, que deve ser tratado de forma séria”, concluiu o presidente.

A primeira palestra foi proferida pela advogada da Funape, Eliane Barbosa, que argumentou sobre o surgimento de vários movimentos sociais e sindicatos que começaram a ser criados com intuito de exigir o exercício de tudo que está presente na Constituição e nos estatutos, dentre eles o do idoso. “Eles tiveram os direitos reconhecidos na Constituição em 1992. Desde então sempre há uma grande confusão na hora de saber quem é idoso, pois em alguns locais há variações de considerações de faixa etária”, ressaltou.

Ainda de acordo com a advogada, o estatuto diz que toda pessoa adulta com 60 anos ou mais e que todos eles devem ser amparados pela sociedade e o Estado, garantindo-lhe o direito à vida, à Justiça e às  políticas públicas de habitação, saúde, isenção de tarifas de ônibus, eventos esportivos e teatrais.