28° C

FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

EVENTOS CULTURAIS PARA IDOSOS É SAUDÁVEL

Notícias

EVENTOS CULTURAIS PARA IDOSOS É SAUDÁVEL

  • 23/7/2010
  • 01h48min

Nesta quarta-feira (28), a Gerente da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Alexandrina Medeiros, membro do Conselho da Pessoa Idosa do Recife, explicou sobre o envelhecimento natural das pessoas e sobre a participação dos idosos em eventos culturais e fóruns de discussão.

De acordo com Alexandrina, o envelhecimento é um processo normal, que é gradativo e inevitável, e faz parte da experiência diversificada entre os indivíduos. Para ela, o envelhecimento ativo, é todo aquele que envolve a participação da terceira idade, em eventos culturais, usufruindo de tudo que se é permitido. Dentre os eventos, pode-se reforçar o retorno do idoso à escolarização e fóruns. Ela exemplificou os eventos abertos ao público realizados na Fafire, que acontecem sempre na primeira terça-feira do mês. “Os Direitos Humanos abre discussões sobre a garantia dos direitos e a conscientização das pessoas no que se diz respeito à valorização do potencial da terceira idade, realçando o seu protagonismo na sociedade”, argumentou. A aposentada, Risoleta Tarciza, 72 anos, disse que sempre frequenta estas discussões. “ Eu vou a fóruns sempre que posso e sempre fico muito informada”.

As atividades do dia seguiram com um recital de literatura de cordel, baseada no estatuto do idoso, que teve como o tema “Estatuto do idoso Valhei-me meu Padim ciço”, que conquistou a atenção de todos. Finalizando o segundo dia da II Semana da Cidadania Funape, os professores do Senac, fizeram todos que estavam sentados, ficar de pé e se descontrair.