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SAD disponibiliza novo site para agendamento de perícias médicas
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Funape participa de encontro de líderes e lançamento do Mapa Estratégico da SAD
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Após auditoria da Vanzolini, Funape renova Certificado Nível III de Pró-Gestão
Nesta segunda e terça-feira, dias 01 e 02 de julho, a Funape passou pela auditoria anual para certificação de Boas Práticas em Gestão Previdenciária. A avaliação foi realizada por um representante da Fundação Carlos Alberto Vanzolini que, após a visita, ratificou o Nível III de Pró-Gestão do órgão.
A checagem foi conduzida pela gerente de Governança Corporativa e Controle Interno da Funape, Silvia Lins, que é a responsável por coletar, junto às diferentes áreas da instituição, os dados necessários para a auditoria. Parte dessas evidências que comprovam as Boas Práticas em Gestão Previdenciária já tinham sido enviadas para a Vanzolini que promoveu, inicialmente, uma avaliação de maneira remota.
No Recife, o auditor da Vanzolini, Fabrício Carvalho, conheceu a nova sede da Funape, as agências Sede e do Expresso Cidadão, do Shopping Boa Vista, além de acompanhar um processo de compensação previdenciária e outro de cálculo de benefício.
Concluída a avaliação, Fabrício Carvalho confirmou a qualidade do serviço prestado pela Funape ao servidor público aposentado e pensionista do Governo de Pernambuco. Com isso, renovou o Certificado Nível III de Pró-Gestão.
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.
Em Brasília, Funape participa de reunião da Comissão Nacional do Pró-Gestão
Nos dias 19, 20 e 21 de junho, ocorreu a mais recente reunião da Comissão Nacional do Pró-Gestão, no Ministério da Previdência Social, em Brasília (DF). Na pauta, deliberações acerca de uma pré-certificação, estratégias para implantação de incentivos à certificação institucional e outros assuntos pertinentes à certificação dos estados e municípios que possuem RPPS. A Funape participou do encontro representada pela sua gerente de Governança Corporativa e Controle Interno, Silvia Lins.
A Comissão do Pró-Gestão RPPS renovou seus membros este ano, pela Portaria SRPC/MPS nº 1.021, de 09 de abril de 2024, quando passou a contar com um suplente do Estado de Pernambuco por indicação do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). Com isso, nos últimos três meses, foram realizadas duas reuniões online da Comissão e uma live onde as instituições gestoras do RPPS puderam tirar suas dúvidas sobre a certificação do Pró-Gestão. A Funape já marcou presença nesta atividade com a fala de Silvia Lins sobre a "Estruturação dos Controles Internos".
"Muito gratificante fazer parte da Comissão do Pró-Gestão, sabendo que posso contribuir em nome do Estado de Pernambuco com o processo de certificação de outros RPPS e, para além disso, contribuir com a efetiva melhoria contínua da gestão desses órgãos já que esse é o principal impacto do programa", comentou a gerente de Governança Corporativa e Controle Interno.
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.
Dia do Servidor Público Aposentado: Uma Homenagem aos 60+
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Servidores da DIN participam de Encontro para integração
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Educação Financeira é tema de palestra para servidores de Desenvolvimento Econômico
Na última semana, a Funape promoveu uma palestra sobre Educação Financeira para servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. A atividade surgiu a partir de um convite da SDEC e faz parte do programa de Educação Previdenciária, da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco. O encontro foi ministrado pelo gestor governamental da Secretaria de Administração, assessor e especialista em investimento, Murilo Soares.
Ele falou sobre a importância na mudança do comportamento quando o assunto é finanças, de possíveis investimentos e de se preparar para o momento da aposentadoria. Murilo Soares destacou a necessidade do controle de gastos e, se possível, fazer uma reserva pensando no futuro.
"Muitas vezes, a gente costuma gastar exatamente aquilo que ganhamos. Se tem uma promoção no trabalho e passa a receber um salário melhor, elevamos o nosso estilo de vida até atingir algo próximo do teto da nossa receita. O mais importante nesses momentos é usar a teoria do 50, 30 e 20. Ou seja, se possível, reduzir os nossos custos a metade do que ganhamos. Separar outros 30% para gastos extras e fazer uma reserva com os 20% restantes", comentou o gestor governamental da SAD.
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.
Fotos: Andrey Lucas (SDEC)
Servidores da Agência de Tecnologia da Informação recebem palestra sobre Educação Previdenciária
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Com audiências públicas, Funape debate sua atuação no RPPS de Pernambuco
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Funcionários da Funape acompanham palestra sobre assédio moral nas empresas
Dentro das ações de adesão do Governo de Pernambuco à campanha contra os assédios, a Funape promoveu a palestra “Assédio Moral: precisamos falar sobre isso”. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), na manhã da terça-feira (30), e contou com a apresentação de Karla Júlia Marcelino, vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).
O assédio moral é um problema que pode ter graves consequências para a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Ter conhecimento sobre o tema é fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.
“O assédio moral é uma conduta abusiva, vexatória que tem por objetivo humilhar e diminuir a imagem do profissional. Ele acontece de forma repetitiva e sistemática, muitas vezes em detalhes que precisam ser percebidos pela empresa para poder impedir sua prática”, disse Karla Marcelino.
Para um auditório lotado, ela explicou que, se não combatido, o assédio moral pode causar danos às vítimas e prejudicar o desenvolvimento da empresa. Segundo ela, a pessoa alvo do assediador pode adquirir traumas psicológicos que afetam seu desempenho profissional.
“É preciso que haja um acolhimento da vítima e, por mais difícil que seja, do abusador, pois apenas retirá-lo da empresa ou direcioná-lo para outro setor não vai resolver a situação. Ele pode continuar reproduzindo esses comportamentos em outros espaços”, afirmou a vice-presidente da ABO.
Ela acrescentou que palestras como essa são importantes para colocar o tema em pauta e estimular as organizações a criarem grupos de trabalho envolvendo setores estratégicos, como Ouvidoria, RH e Assessoria Jurídica para acompanhar os casos e realizarem outras ações de conscientização e combate ao assédio moral.