28° C

FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

Funape participa de encontro de líderes e lançamento do Mapa Estratégico da SAD

MAPA ESTRATGICO SADCom informações da SAD.
 
Na última sexta-feira (05), a Secretaria de Administração promoveu um encontro de líderes e o lançamento do seu Mapa Estratégico para o período de 2024 a 2027. A Funape, órgão vinculado à SAD, foi representada por sua gerente de Governança Corporativa e Controle Interno, Silvia Lins.
 
O mapa estratégico da SAD busca estimular uma administração centrada nas necessidades do cidadão e comprometida com a inovação, o desenvolvimento sustentável e a valorização dos servidores. Para isso, cinco eixos sustentam esse documento, sendo eles Tecnologia e Inovação; Contratações Públicas; Infraestrutura e Cidadania; Gestão de Pessoas; e Gestão, Integridade e Transparência.
 
Cada um desses eixos possui estratégias específicas que, somadas, abrangem 48 objetivos estratégicos, a exemplo de aperfeiçoar a gestão dos serviços de frota do Estado, fomentar a transformação digital no Estado, ampliar e simplificar o acesso aos serviços oferecidos nos Expressos Cidadão, entre outras melhorias.
 
“Por ser Administração Indireta e uma vinculada da Secretaria de Administração, é importante garantir o alinhamento metodológico na elaboração, revisão e monitoramento do planejamento estrátegico da Funape. Nesse sentido, foi gratificante confirmar que estamos no camimho certo. Além disso, foi um evento organizado e objetivo e uma oportunidade de aumentar a parceria e o entrosamento das equipes responsáveis pelos planejamentos dos dois órgãos”, afirmou Silvia Lins sobre a participação no evento.
 
Estiveram presentes ainda ao lançamento, as secretárias Executivas de Contratações Públicas, Nayllê Siqueira; de Gestão de Pessoas, Luciana Pires; os secretários Executivos de Administração e Patrimônio, Anselmo Carvalho; de Transformação Digital, Miguel Gaia; o presidente do Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco (Iassepe), Douglas Rodrigues; e o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Allan Araújo.
 
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.
 
Foto: Rodrigo Calado (SAD).

Após auditoria da Vanzolini, Funape renova Certificado Nível III de Pró-Gestão

Nesta segunda e terça-feira, dias 01 e 02 de julho, a Funape passou pela auditoria anual para certificação de Boas Práticas em Gestão Previdenciária. A avaliação foi realizada por um representante da Fundação Carlos Alberto Vanzolini que, após a visita, ratificou o Nível III de Pró-Gestão do órgão.

A checagem foi conduzida pela gerente de Governança Corporativa e Controle Interno da Funape, Silvia Lins, que é a responsável por coletar, junto às diferentes áreas da instituição, os dados necessários para a auditoria. Parte dessas evidências que comprovam as Boas Práticas em Gestão Previdenciária já tinham sido enviadas para a Vanzolini que promoveu, inicialmente, uma avaliação de maneira remota.

No Recife, o auditor da Vanzolini, Fabrício Carvalho, conheceu a nova sede da Funape, as agências Sede e do Expresso Cidadão, do Shopping Boa Vista, além de acompanhar um processo de compensação previdenciária e outro de cálculo de benefício.

Concluída a avaliação, Fabrício Carvalho confirmou a qualidade do serviço prestado pela Funape ao servidor público aposentado e pensionista do Governo de Pernambuco. Com isso, renovou o Certificado Nível III de Pró-Gestão.

Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.

AUDITORIA 03

Em Brasília, Funape participa de reunião da Comissão Nacional do Pró-Gestão

Nos dias 19, 20 e 21 de junho, ocorreu a mais recente reunião da Comissão Nacional do Pró-Gestão, no Ministério da Previdência Social, em Brasília (DF). Na pauta, deliberações acerca de uma pré-certificação, estratégias para implantação de incentivos à certificação institucional e outros assuntos pertinentes à certificação dos estados e municípios que possuem RPPS. A Funape participou do encontro representada pela sua gerente de Governança Corporativa e Controle Interno, Silvia Lins.

A Comissão do Pró-Gestão RPPS renovou seus membros este ano, pela Portaria SRPC/MPS nº 1.021, de 09 de abril de 2024, quando passou a contar com um suplente do Estado de Pernambuco por indicação do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). Com isso, nos últimos três meses, foram realizadas duas reuniões online da Comissão e uma live onde as instituições gestoras do RPPS puderam tirar suas dúvidas sobre a certificação do Pró-Gestão. A Funape já marcou presença nesta atividade com a fala de Silvia Lins sobre a "Estruturação dos Controles Internos".

"Muito gratificante fazer parte da Comissão do Pró-Gestão, sabendo que posso contribuir em nome do Estado de Pernambuco com o processo de certificação de outros RPPS e, para além disso, contribuir com a efetiva melhoria contínua da gestão desses órgãos já que esse é o principal impacto do programa", comentou a gerente de Governança Corporativa e Controle Interno.

Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.

Dia do Servidor Público Aposentado: Uma Homenagem aos 60+

Nessa segunda-feira (17), celebramos aqueles que dedicaram a vida ao serviço público e, agora, desfrutam de uma nova etapa de suas existências: os servidores públicos aposentados.
 
Inicialmente, reforçamos a importância de usar o termo "60+" no lugar de "idosos". Essa é uma maneira mais inclusiva e positiva de se referir a esta parcela da população. Essa escolha linguística reflete uma mudança de perspectiva sobre o envelhecimento, os papéis que as pessoas mais velhas desempenham na sociedade, as mudanças demográficas e sociais, o combate ao etarismo e incentiva a atualização das políticas e serviços.
 
Os servidores públicos aposentados permanecem ativos e conectados, possuem vasta experiência e continua contribuindo econômica e socialmente. Sua importância ultrapassa o que já fizeram, são exemplos de resiliência e sabedoria. Por isso, é fundamental que os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) se atualizem constantemente para atender às necessidades dessa nova realidade.
 
O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), vem se adequando para garantir que os benefícios e serviços prestados estejam alinhados com as expectativas dos seus mais de 77 mil servidores aposentados. Isso inclui a adoção de tecnologias simplificadas para facilitar o acesso às informações e serviços e uma comunicação mais eficiente e direta por meio das redes sociais. A modernização dos processos administrativos também tem sido implementada para oferecer um atendimento mais ágil e eficaz.
 
Em paralelo, à medida que mais indivíduos entram na aposentadoria e desfrutam de uma vida mais longa, ressaltarmos a importância dos investimentos e da gestão dos fundos previdenciários.
 
Baseado nisso, a Funape vem fortalecendo e adotando melhores práticas na gestão de seus investimentos para alcançar novos patamares de resultados, com vistas a garantir a sustentabilidade e a segurança financeira dos seus fundos. Afinal, uma administração prudente e eficiente do patrimônio garante que os servidores estaduais possam desfrutar de uma aposentadoria tranquila e segura.
 
A educação previdenciária é essencial para que os servidores estejam preparados para a aposentadoria. É uma cultura que envolve não apenas entender os direitos e benefícios, mas também de educação financeira e sobre esse novo momento da vida. Tendo consciência da missão institucional e social, a Funape, em parceria com as Secretarias e Órgãos do Poder Executivo Estadual, pratica o projeto "Previdência em Ação" que leva aos servidores informações sobre sua previdência e como se preparar para desfrutar melhor de uma aposentadoria. Isso ajuda os servidores a planejar de maneira adequada suas finanças pessoais, a fazer investimentos mais seguros e a garantir uma vida mais serena a partir da entrada no benefício.
 
Todas essas ações demonstram o reconhecimento do Governo do Estado aos servidores aposentados por suas contribuições ao longo dos anos. Assim, no Dia do Servidor Público Aposentado, celebramos não apenas o passado de dedicação e serviço, mas também o futuro promissor e ativo desses valiosos cidadãos. Continuamos a trabalhar para assegurar que seus direitos e benefícios sejam sempre respeitados e valorizados.
 
Parabéns aos nossos queridos 60+! Que continuem a inspirar gerações com sua sabedoria e exemplo de vida.
 
Katharina Florêncio, diretora-presidente da Funape (Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco).

Servidores da DIN participam de Encontro para integração

A Diretoria de Arrecadação e Investimentos (DIN) da Funape promoveu um encontro com seus servidores nessa segunda-feira (17). O setor passa por uma reestruturação em seu organograma e a atividade teve por objetivo estimular a integração entre seus colaboradores. A ação contou com as participações e palestras de Karla Mialaret, psicóloga e gerente de Gestão de Pessoas, da Secretaria da Controladoria Geral do Estado; e Murilo Soares, gestor governamental da Secretaria de Administração, assessor e especialista em investimentos.
 
Com a reestruturação, o setor passa a se chamar Diretoria de Gestão dos Fundos Previdenciários e ganha novas áreas, deixando-a mais aprimorada para cuidar dos recursos e do patrimônio financeiro da Funape. Apesar das subdivisões criadas, o diretor Alvimar Neves entende que todas estão interligadas.
 
“Uma área está conectada à outra. O setor de Investimentos precisa dos recursos trazidos pela Arrecadação, por exemplo. Todos submetem suas informações à setorial de Contabilidade e assim por diante”, explicou Alvimar Neves.
 
Para reforçar este sentimento de união, o Encontro contou ainda com palestras de Karla Mialaret sobre Comunicação e Integração; e Murilo Soares falado de Educação Financeira.
 
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.

Educação Financeira é tema de palestra para servidores de Desenvolvimento Econômico

Na última semana, a Funape promoveu uma palestra sobre Educação Financeira para servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. A atividade surgiu a partir de um convite da SDEC e faz parte do programa de Educação Previdenciária, da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco. O encontro foi ministrado pelo gestor governamental da Secretaria de Administração, assessor e especialista em investimento, Murilo Soares.

Ele falou sobre a importância na mudança do comportamento quando o assunto é finanças, de possíveis investimentos e de se preparar para o momento da aposentadoria. Murilo Soares destacou a necessidade do controle de gastos e, se possível, fazer uma reserva pensando no futuro.

"Muitas vezes, a gente costuma gastar exatamente aquilo que ganhamos. Se tem uma promoção no trabalho e passa a receber um salário melhor, elevamos o nosso estilo de vida até atingir algo próximo do teto da nossa receita. O mais importante nesses momentos é usar a teoria do 50, 30 e 20. Ou seja, se possível, reduzir os nossos custos a metade do que ganhamos. Separar outros 30% para gastos extras e fazer uma reserva com os 20% restantes", comentou o gestor governamental da SAD.

Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.

Fotos: Andrey Lucas (SDEC)

Servidores da Agência de Tecnologia da Informação recebem palestra sobre Educação Previdenciária

Na manhã desta terça-feira (21), a diretora de Previdência Social da Funape, Ana Cristina Fernandes, esteve na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE). A convite do órgão, ela palestrou para os servidores da casa sobre educação previdenciária e a preparação para o momento da aposentadoria ou pensão para familiares.
 
Segundo a diretoria da ATI, o evento foi de grande importância para a Agência e seus colaboradores, pois trouxe informações muito televantes referentes às regras e programas específicos de aposentadoria e pensão, além de reforçar a necessidade do planejamento finaceiro para o futuro.
 
Estes encontros fazem parte do programa de Educação Previdenciária da Funape que tem por objetivo capacitar e divulgar para servidores públicos estaduais e órgãos da administração pública, privada e toda a sociedade informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Pernambuco. Por isso, qualquer instituição pode solicitar ações de Educação Previdenciária basta entrar em contato com a gente que iremos até você!
 
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.

Com audiências públicas, Funape debate sua atuação no RPPS de Pernambuco

Com a apresentação do Relatório de Governança Corporativa do último ano, a Funape encerrou, nesta quinta-feira (16), o seu Ciclo de Audiências Públicas 2024. Além desse, ocorreram outros dois encontros para debater a Avaliação Atuarial e a Avaliação da Política de Investimentos do órgão. Os painéis, que promovem a transparência da instituição e um maior contato com o público, foram realizados no formato de live e estão disponíveis no canal da Fundação, no YouTube.
 
Todas as audiências contaram com as participações de gestores da Funape que apresentaram detalhes sobre a atuação do seu setor em 2023 e as perspectivas para o ano vigente. Além deles, Tiago Silveira esteve presente como convidado do primeiro painel que tratou da Avaliação Atuarial da Fundação. Ele é o atuário e, desde 2012, trabalha como Consultor no ramo de Regimes Próprios de Previdência Social. Com isso, pôde apresentar um estudo sobre a situação atuarial do RPPS do Governo de Pernambuco.
 
Se você perdeu alguma dessas audiências públicas ou mesmo quer rever o material basta acessar o canal da Funape, no YouTube. Lá, tem estes e outros vídeos da Fundação. Clica aqui e segue direto para o nosso canal.
 
Para sugestões, dúvidas e outras questões sobre o processo de aposentadoria ou pensão basta o segurado mandar uma mensagem para atendimento@funape.pe.gov.br. Outras demandas podem ser dirimidas pelo telefone 0800 281 5404 ou diretamente com a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@funape.pe.gov.br ou no (81) 3183.3818.

Funcionários da Funape acompanham palestra sobre assédio moral nas empresas

ASSDIO MORAL 01Dentro das ações de adesão do Governo de Pernambuco à campanha contra os assédios, a Funape promoveu a palestra “Assédio Moral: precisamos falar sobre isso”. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), na manhã da terça-feira (30), e contou com a apresentação de Karla Júlia Marcelino, vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).

O assédio moral é um problema que pode ter graves consequências para a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Ter conhecimento sobre o tema é fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

“O assédio moral é uma conduta abusiva, vexatória que tem por objetivo humilhar e diminuir a imagem do profissional. Ele acontece de forma repetitiva e sistemática, muitas vezes em detalhes que precisam ser percebidos pela empresa para poder impedir sua prática”, disse Karla Marcelino.

Para um auditório lotado, ela explicou que, se não combatido, o assédio moral pode causar danos às vítimas e prejudicar o desenvolvimento da empresa. Segundo ela, a pessoa alvo do assediador pode adquirir traumas psicológicos que afetam seu desempenho profissional.

“É preciso que haja um acolhimento da vítima e, por mais difícil que seja, do abusador, pois apenas retirá-lo da empresa ou direcioná-lo para outro setor não vai resolver a situação. Ele pode continuar reproduzindo esses comportamentos em outros espaços”, afirmou a vice-presidente da ABO.

Ela acrescentou que palestras como essa são importantes para colocar o tema em pauta e estimular as organizações a criarem grupos de trabalho envolvendo setores estratégicos, como Ouvidoria, RH e Assessoria Jurídica para acompanhar os casos e realizarem outras ações de conscientização e combate ao assédio moral.

ASSDIO MORAL 03

Funape recebe Prêmio de Inovação Previdenciária, em Fortaleza (CE)

A Funape participou, na noite desta segunda-feira (22), da entrega do 6º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios), na cidade de Fortaleza (CE). O Sistema de Validação de Arquivos (SVA), inscrito na categoria Transformação Digital, levou o 2º lugar em Pernambuco e ficou em 4º lugar a nível nacional.

Desenvolvido pelo colega Carlos Fabiano, o Sistema otimiza o trabalho da Fundação ao fazer uma checagem dos documentos enviados para os novos pedidos de aposentadoria ou pensão. O SVA faz uma varredura e verifica se o arquivo estão no tamanho e formato corretos e se contem as assinaturas necessárias para dar seguimento ao processo. Caso haja alguma pendência no material, o Sistema identifica o problema e o analista pode solicitar a correção.

Se tudo estiver correto, é possível baixar os arquivos que já foram renomeados pelo Validador conforme a necessidade do Tribunal de Contas de Pernambuco. É o TCE que faz a avaliação final destes pedidos e confirma se o servidor está apto a ser aposentado ou se dependentes podem receber a pensão.

O SVA reforça a buscar da Funape por prestar cade vez mais um serviço de qualidade ao aposentado e pensionista do Governo de Pernambuco. A conquista do Prêmio é um reconhecimento a estes esforços.

Clique aqui e confira o vídeo sobre funcionamento do Sistema de Validação de Arquivos.