28° C

FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Prêmios e Certificações

Prêmios e Certificações

Prêmios e Certificações

Prêmios e Certificações

As Conquistas da Previdência de Pernambuco nos Últimos Anos

 
2023
 
- Selo de Boas Práticas de Controle Interno   A chancela é conferida pela Secretaria da Controladoria - Geral do Estado (SCGE) que contemplou uma das boas práticas da Funape no seu Caderno de Boas Práticas de Controle Interno. Nessa 3ª edição, o caderno reúne 18 boas práticas divididas em cinco temas: Melhoria de Processo/Controle, Monitoramento, Normatização, Orientação e Sistema Informatizado. A Boa prática da Fundação foi na temática de Orientação. A publicação está disponível para download livre no site da SCGE.
 
 
– Manutenção da Certificação do Nível III do Pró-Gestão – Em agosto, a Funape passou pelo processo de auditoria externa de supervisão realizado pela Fundação Vanzolini, que recomendou a certificação no Nível III, ficando assim, apta para mais um ciclo de 1 ano. Com isso, a autarquia comprova que seu Sistema de Gestão é de qualidade e permanece implementado, dando continuidade às melhorias de seus processos, em atendimento às necessidades de seus clientes e partes interessadas, cumprindo os requisitos legais e regulatórios aplicáveis e aumentando desta forma, a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua dos seus processos e avaliação da conformidade. Até agora foram atendidos requisitos de todas as ações implantadas para aumentar a eficiência da Funape nas 3 dimensões do Pró-Gestão: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. (Certificado)
 
 
– 2º lugar no "14º Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária" – “Categoria Estados”, da ANEPREM – Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal. O prêmio avalia 50 requisitos dentre as práticas de Transparência, Equidade, Responsabilidade Corporativa e de Governança da Inovação. O resultado comprova que a Funape se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão. (Resultado)
 
 
 

2022

- Certificação do Nível V do IAS – Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, criado e apurado pela Controladoria Geral do Estado, tem como objetivo mensurar o grau de adequação dos Órgãos e das Entidades aos requisitos previstos no Decreto Estadual n.º 47.087/2019, na Portaria SCGE n.º 011/2019, bem como nas orientações técnicas repassadas pela Coordenadoria de Governança (CGO) para as Unidades de Controle Interno (UCIs) do Poder Executivo Estadual. Mediante a comprovação pela FUNAPE do atendimento aos critérios estabelecidos, a Fundação atendeu a 83,1% dos critérios, tendo alcançado o maior crescimento do critério “Atuação”, de 67,3% para 82,7%, na reta final do ano, atingindo assim o Nível V, máximo do referido indicador, conforme se observa no Painel IAS 2022.

 

- Certificação do Nível III do Pró-Gestão – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015. Na ocasião foram atendidos requisitos de todas as ações implantadas para aumentar a eficiência da Funape nas 3 dimensões do Pró-Gestão: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Desde a adesão voluntária, em 2018, a Funape comprometeu-se a adotar as providências necessárias para a implantação desse programa, visando essa certificação. Na auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, foram avaliados requisitos nas três dimensões do Pró-Gestão: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. (Certificado)

 
 

 

2010
 
– 1º lugar no "Prêmio Boas Práticas de Gestão de RPPS" – da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal). O resultado classifica a Funape como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão. (Prêmio)