Notícias
SERVIDORES PODEM FAZER SIMULAÇÃO DE APOSENTADORIA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS
- 26/7/2013
- 05h13min
As regras da aposentadoria são difíceis de compreender? Há dúvida de como vai ficar a sua remuneração após concluir o seu tempo de serviço? Se essas perguntas martelam a sua cabeça e você não encontra respostas seguras, isso pode mudar.
Os servidores do Estado de Pernambuco que desejarem se aposentar ou mesmo se programar para uma vida futura, podem contar agora com o Sistema Gestão Previdenciária (SIGP), um gerenciador do módulo de simulação de aposentadoria e abono de permanência, criado pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape) e recentemente disponibilizado em todos os órgãos e entidades do Governo.
A Funape desenvolveu o programa para atender exclusivamente o servidor, possibilitando-o escolher com segurança e transparência, quais regras se aplicam corretamente à sua situação, levando em conta tempo, contribuição e outros fatores que fizeram parte da sua vida laboral. “Essa ferramenta vai facilitar a vida do servidor e dar celeridade aos trabalhos desenvolvidos pelas áreas de gestão de pessoas, de atendimento e dos setores Jurídicos dos diversos órgãos da administração pública”, explicou Josy Araújo, gerente da Unidade de Concessão de Benefício da Funape. De acordo com ela, as pessoas interessadas em saber informações sobre aposentadoria e abono de permanência, podem se dirigir ao seu órgão de origem (setor de gestão de pessoas e atendimento) ou ainda à Central de Atendimento ao Servidor (CAS), na rua Tabira S/N, no bairro da Boa Vista (prédio do Cefospe).
Durante os dias 14 e 15 de junho, foi realizado no Centro de Estudos Previdenciários da Funape, um treinamento com todos os que trabalham nos setores afins dos órgãos, para que o sistema já comece a ser operacionalizado. O diretor de Previdência Social da Funape, Maurício Benedito, participou do treinamento ministrado por Josy Araújo, juntamente com a coordenadora de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, Penha Matos, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema.