Notícias
VIDA ATIVA COMPLETA CINCO ANOS DE ATIVIDADES NA FUNAPE
- 20/6/2016
- 05h02min
Depois de uma longa carreira profissional, os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e servidores efetivos que estão em preparação para se aposentar, poderão contar com o Programa Vida Ativa para ajudá-los a planejar a vida pós-laboral e ocupar o tempo com mais qualidade. O programa é realizado pela Funape desde 2011, e ficou ainda mais fortalecido pelo Decreto Nº 41.751, de maio de 2015.
Em cinco anos de atuação, mais de mil beneficiários participaram de cursos para aprender inglês, espanhol, aulas de informática, meio-ambiente, dança, oficina de artesanato, passeios culturais, além de atividades físicas como yoga e massoterapia para cuidar do bem-estar físico. Os integrantes do Programa Vida Ativa também participam de eventos em datas comemorativas, como São João e Carnaval, já consagradas no calendário da cultura pernambucana.
O objetivo da Funape é valorizar o servidor, promovendo o seu bem-estar emocional e físico. “Com a melhoria da qualidade de vida todos saem ganhando. As pessoas, o Estado, que terá menos despesa com a saúde e a sociedade. Esse é o melhor investimento”, justificou a presidente Tatiana Nóbrega.
É comprovado cientificamente que momentos de aprendizado e descontração ajudam as pessoas a ter uma maior qualidade de vida e evita casos de depressão. A pensionista Lucileide da Silva é a prova viva disso. Durante um passeio num barco-escola durante uma aula sobre o meio-ambiente, ela falou sobre a importância do programa: “Estou participando do Programa Vida Ativa pela primeira vez. Fiquei viúva há três meses e estava muito deprimida, chorando muito. Recebi o convite da Funape e saí pela primeira vez depois que meu marido morreu. Achei muito importante e me fez muito bem”.
Uma experiência recente vem de uma professora aposentada. Durante a realização de uma oficina de artesanato na sede da Funape, Luciane Borges, 56, estava produzindo porta-revistas para apresentar na Fennearte, uma das principais exposições de produtos artesanais do Estado.
Os participantes recebem certificado pela participação em cursos, além cuidarem da saúde física