28° C

FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

FUNAPE ALERTA SOBRE AS ARMADILHAS DO CRÉDITO FÁCIL

Notícias

FUNAPE ALERTA SOBRE AS ARMADILHAS DO CRÉDITO FÁCIL

  • 26/7/2013
  • 05h13min

Nos últimos anos houve um aumento expressivo na concessão de crédito por parte das instituições bancárias e financeiras às famílias brasileiras. O empréstimo consignado foi umas das modalidades de concessão de crédito que mais cresceram, principalmente entre os servidores públicos, que seduzidos pelas facilidades de obtenção de mais recursos, se endividaram e comprometeram seus orçamentos.

Preocupada com a questão, a Funape criou o Programa de Melhoria da Qualidade de Vida com ações voltadas, entre outras coisas, para a orientação financeira dos aposentados e pensionistas. A primeira iniciativa foi a realização de uma palestra com o economista e professor da UFPE, Marcelo Andrade Barros, sobre “como controlar e planejar o orçamento financeiro”.

Na ocasião, o economista alertou os participantes para as armadilhas do crédito fácil. No caso de ser mesmo necessário contrair um empréstimo, a orientação é de que, primeiro é preciso pesquisar a taxa de juros, ler atentamente o contrato e observar detalhadamente os encargos para depois ver as possibilidades. Se o uso do cartão de crédito for inevitável, nunca pagar somente o valor mínimo da fatura. “Isso é um sinal de perigo”! Ele recomenda pagar as despesas fixas (água, luz, telefone, etc) sem atraso; não emitir cheques pré-datados sem saber se vai conseguir cobrir; não utilizar valores oferecidos no cheque especial, empréstimo consignado ou um adicional, se não for de extrema necessidade e não efetuar gastos acima do valor do salário.

O diretor de Arrecadação e Investimentos da Funape, Fábio Sobral considera as orientações muito importantes e reforça a tese do perigo das armadilhas com algumas dicas: “é preciso estar atento às propagandas que prometem empréstimo com taxa de juros zero, jamais realizar empréstimo para terceiros, porque a responsabilidade vai ser sempre de quem assinou o contrato e verificar o impacto mensal das parcelas do empréstimo, porque o desconto de 30% do benefício poderá impedir o pagamento de outras obrigações”.

De acordo com a presidenta Cláudia Correia, essas ações serão intensificadas, em 2012, quando a Funape irá realizar diversas atividades com os segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Medida nesse sentido foi tomada pela Secretaria de Administração (SAD), no dia quatro de novembro, quando foi publicado o Decreto nº 37.555, definindo novas regras sobre averbações de consignações na folha de pagamento do Estado. O sistema de consignação, o PEConsig, encontra-se, temporariamente, suspenso pela necessidade de adequação às novas diretrizes. A previsão é que, a partir da segunda quinzena de dezembro, os serviços de consignação sejam retomados. Segundo a Secretaria, a idéia é disciplinar e definir melhor as obrigações, criando regras, prazos e sanções para as consignatárias em documento único.