28° C

FUNDAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

VIDA ATIVA FAZ PASSEIO CULTURAL COM APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Notícias

VIDA ATIVA FAZ PASSEIO CULTURAL COM APOSENTADOS E PENSIONISTAS

  • 02/10/2015
  • 11h56min

A vida pós-aposentadoria é tempo de descanso, certo? Não é o caso, pelo menos, para os servidores aposentados e pensionistas que integram o Programa Vida Ativa da Funape. Na terça-feira (29), esses beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) não só participaram de uma visita cultural ao Instituto Ricardo Brennand (IRB), como também tiveram aula de inglês no Museu das Armas, na Pinacoteca e no Museu de Cera.

Os aposentados e pensionistas fizeram um passeio no tempo ao conhecerem, na pinacoteca, obras de arte e objetos relacionados à história do Brasil, sobretudo pinturas do período da ocupação holandesa na região Nordeste, na exposição permanente “Frans Post e o Brasil Holandês”, do artista homônimo neerlandês, que acompanhou o conde Maurício de Nassau com o objetivo de documentar a sua administração à frente do governo. A exposição retrata cenas de batalhas navais e terrestres, construções, paisagens de vilas, povoações, costumes, entre outros, durante sete anos no Brasil (1637 – 1644), particularmente em Pernambuco, em que permaneceu a maior parte do tempo. Além de paisagens e retratos, os visitantes puderam conferir mapas, tapeçarias, moedas, documentos, livros raros e outros objetos referentes ao tema.
 


Obras de Frans Post


No imponente Museu das Armas, um grupo de beneficiários, alunos do curso de inglês do Programa Vida Ativa, teve uma aula de conversação diferenciada como forma de enriquecer o vocabulário. Em meio a uma coleção de mais de quatro mil armas brancas, estando entre as maiores do mundo, procedentes da Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Espanha, entre outros países, além de um cenário de armaduras medievais (produzidas entre os séculos XV e XVII), a professora Mercedes Sosa fez explicações e perguntas aos atentos alunos, que discorriam sobre o assunto in english, claro! Gostou da ideia de estudarem inglês aqui? Perguntei a Vilma Araújo. "Yes, i’m. It's a good Idea!", respondeu animada. Já o colega Marcos Nascimento disse que, para falar a língua com mais fluência, perguntava os nomes das peças em exposição. “Estou exercitando. I’m trying conversacion in english”, confessou.

 




Museu das armas e armaduras


As lições de língua inglesa também se estenderam ao Museu de Cera, onde estão expostas 45 esculturas, elaboradas pelo artista francês Daniel Druet, no final do século XX, e que representam personagens da história do reinado de Luís XIV, quando do julgamento do superintendente das Finanças do Reino, Nicolas Fouquet, acusado de peculato, em 1661.

 


Museu de cera


A visita ao IRB teve para a aposentada Maria das Graças Cavendish uma importância histórica. “A iniciativa foi muito boa porque pudemos viajar na história de uma época e isso é cultura. Foi excelente!”. O servidor Paulo Ângelo Moura, que se aposentou há apenas dois meses, disse que ficou impressionado com o conjunto geral do Instituto. “É muito bonito!Valeu à pena! Vou voltar com a minha família”. O Programa Vida Ativa tem como objetivo realizar ações de valorização e integração para os beneficiários vinculados ao regime previdenciário do Estado, propiciando-lhes oportunidades de convivência, aprendizado e partilha de conhecimentos, visando a melhoria da qualidade de vida, através de atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer. O passeio contou com 49 idosos, supervisionado pela equipe da Coordenação da Assessoria de Atendimento e Relacionamento (Asserat) formada por Sílvia Cerviño, Andréa Aragão e Edja Baracho.


A aposentada Maria das Graças Cavendish (D)